Antonio Otaviano Vieira Junior

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2006) e no Centro de História da Universidade de Lisboa (2014) . Bolsista de Produtividade do CNPQ desde 2009. Foi diretor do Centro de Memória da Amazônia/UFPA (2006-2013). É professor Titular da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará e é líder do Grupo de Pesquisa População, Família e Migração na Amazônia. Investigador Colaborador do Centro de História da Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de História da População, com ênfase em História da América Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: história,demografia, família, imigração, inquisição e Sertão


Cristina Donza Cancela

É doutora em História pela Universidade de São Paulo-USP(2006), possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP (1997), sendo graduada em História pela Universidade Federal do Pará-UFPA (1992). Realizou estágio Pós-doutoral na Universidade de Lisboa (2014). Atualmente é professora da Faculdade de História da UFPA, do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia. É investigadora integrada da Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de estudos de História da Família, Migração, Gênero e Sexualidade. Participa como vice-líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ População, Família e Migração na Amazônia. É pesquisadora PQ-2 do CNPQ


Marília Cunha Imbiriba dos Santos

Doutora, aprovada com distinção e louvor, no Programa de Doutoramento em História, na especialidade de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa - Universidade de Lisboa. Apresentou uma série de comunicações em congressos científicos no Brasil e no exterior (no Centro de Estudos da População, Economia e sociedade Porto, Portugal; e na Universidade de Lisboa em Lisboa, Portugal). Investigadora Associada ao Centro de História Universidade de Lisboa (CH-FLUL) ; membro do Grupo de Investigação Dinâmicas Imperiais / Building and Connecting Empires; membro do grupo de pesquisa População, Família e Migração na Amazônia (CNPq). Autora de artigos e capítulos de livros publicados em revistas e livros especializados em História, dentre os quais destacam-se: Mobilidade social no Grão-Pará e Maranhão: na trajetória de vida e no uso serial das habilitações do Santo Ofício; Inquisição e imigração: a trajetória de Familiares do Santo Ofício no Grão-Pará e Maranhão e na Capitania do Ceará (século XVIII). Tem experiência em História, trabalhando principalmente com os temas: Elites, Mobilidade social, Família, migração portuguesa e Familiares do Santo Ofício. Atualmente dedica-se ao estudo das elites no Grão-Pará setecentista.


Anndrea Caroliny da Costa Tavares

Doutora em Historia Social da Amazônia, com ênfase em População e Sociedade. Mestra em História, com ênfase em História Social da Amazônia (PPHIST UFPA). Graduada em Licenciatura/Bacharelado em História pela Universidade Federal do Pará (2013). Atuou durante dois anos na organização, higienização e acondicionamento de documentos históricos no acervo do Centro de Memória da Amazônia (CMA-UFPA). É integrante do grupo de Pesquisa População Família e Migração na Amazônia- RUMA (UFPA/CNPq), sob liderança do Profº. Drº. Antônio Otaviano Vieira Junior. Atuou como professora, no regime de tutoria, nos cursos de Licenciatura Plena em História, ofertados pela Universidade Federal do Pará no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/MEC). Atuou como professora para o Ensino Básico, entre Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Tem experiência em técnicas básicas de limpeza e conservação de documentos históricos, como também de organização de acervos (judiciários e paroquiais). Tem Artigos Científicos publicados em Periódicos Nacionais e Internacionais (Portugal), Anais de Eventos Nacionais e Internacionais (Espanha) e Capítulos em Livros Especializados (Brasil/Cátedra João Lúcio de Azevedo Monteiro/Instituto Camões/Portugal). É cadastrada como Pesquisadora/ Autora na Rede de Estudos CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade/Universidade do Porto/Portugal). Realiza oficinas sobre metodologias e técnicas de digitalização/fotografia de documentos históricos. Suas áreas de interesse são: Imigração, Imigração portuguesa, História da Amazônia, História de Portugal, História da População na Amazônia, Economia da Borracha e Sociabilidades.


João Antônio Fonseca Lacerda Lima

Professor substituto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA). Doutor em História Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com estágio no Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-UL). Mestre em História Social da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFPA. Licenciado e Bacharel em História pela UFPA. Realizou estágio Doutorado-Sanduíche no Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/Portugal (FLUL), onde está agregado como investigador visitante. Apresentou comunicações em eventos científicos no Brasil e no exterior (Portugal e Espanha). Possui trabalhos publicados em periódicos científicos e Anais de congressos, no Brasil e no exterior. Atua como professor colaborador nos cursos de Licenciatura Plena em História e Pedagogia, ofertados pela Universidade Federal do Pará no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/MEC) e do Programa FORMAPARÁ (SECTET). É membro do Grupo de Pesquisa População Família e Migração na Amazônia (UFPA/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia - GEAMAZ (CNPq). Suas áreas de interesse são: História do Brasil, História da Amazônia colonial, História da Igreja, História da Família, História das Religiões e Inquisição.


Paula de Souza Rosa

Doutoranda em Historia Social da Amazônia, com enfase em Migração, População, Família e Sociedade. Mestra em História, com ênfase em História Social da Amazônia (PPHIST UFPA). Possui graduação em Licenciatura plena e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Rondônia. É integrante do grupo de Pesquisa População Família e Migração na Amazônia- RUMA (UFPA/CNPq), sob liderança do Profº. Drº. Antônio Otaviano Vieira Junior e Drª Cristina Donza Cancela. Suas áreas de interesse são: Migração portuguesa, História da Amazônia no século XIX, História da Família e História da População na Amazônia, Economia da Borracha, Elites e Sociabilidades, especificamente na região do rio Madeira.


Filipe Santos das Mercês

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em História Social da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em História, também pela UFPA. Atua principalmente no que diz respeito a ensino, sala de aula, história dos povos indígenas, escravidão na Amazônia, sexualidade, gênero, inquisição moderna, colonização.


Telmo Renato da Silva Araújo

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista- UNESP (2000) e mestrado em História pela mesma instituição (2003). Atualmente cursa doutorado em História no Programa de Pós Graduação em História Social da Amazônia da UFPA - PPHIST, Foi professor da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) entre os anos de 2006-2015. É docente efetivo da Universidade do Estado do Pará (UEPA) onde coordenou o campus XIV - Moju desta mesma instituição no biênio 2013-2015. Tem experiência na área da História, com ênfase na História do Pensamento Racial Latino-americano do século XIX. Atua nas seguintes áreas: História da América Latina, História da Educação Brasileira e História do Pensamento. Tem capítulo publicado no livro "José Veríssimo: raça, cultura e educação", lançado em 2007, pela editor a UFPA, intitulado "Sob a luz do livre arbítrio: raça, mestiçagem e criminalidade". Também publicou artigos em diversas revistas científicas. Participa de projetos de pesquisa em parceria com investigadores da UFPA na área da História da educação e da infância na Amazônia e no rastro desses estudos publicou recentemente no livro História da Educação na Amazônia: múltiplos sujeitos e práticas educacionais o capitulo "criminalidade infantil e educação militar no Pará em finais do século XIX".


Daniel Souza Barroso

Professor de História da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Atualmente, é Assessor para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Reitoria. Possui graduação e mestrado em História, ambos realizados na UFPA, e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP), com trabalho indicado ao Prêmio Tese Destaque USP - 2018. É pesquisador associado à Cátedra João Lúcio de Azevedo (UFPA/Instituto Camões, I. P.) e membro de diferentes associações científicas e grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Atuou como Professor-Formador I no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/MEC) e como professor substituto na Faculdade de História da UFPA. Apresentou uma série de comunicações em congressos científicos no país e no exterior (Uruguai, Espanha e Reino Unido). Publicou sete artigos e uma apresentação de dossiê temático em periódicos especializados, cinco capítulos de livro e seis trabalhos completos em anais de congressos científicos, no Brasil e na Espanha. Exerce as funções de consultor ad hoc da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e de revisor de periódicos científicos. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Demografia Histórica e História Econômica, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: demografia da escravidão, economia da escravidão, população, família e formação econômica e social da Amazônia.